Eleições em Curitiba
- eureporter
- 30 de set. de 2016
- 2 min de leitura
Nesse próximo domingo dia 02/outubro. Acontecem as eleições municipais em todo o país. Em Curitiba, as eleições contara com um milhão duzentos e oitenta e nove mil, duzentos e quinze eleitores, separados por cerca de 400 locais de votação em 4 mil urnas distintas.
Curitiba conta com mil sessenta e seis candidatos a vereador. Deste total, 38 ocuparão as cadeiras da câmera municipal a partir de 2017.
Falando da vaga a prefeitura de Curitiba para os próximos 4 anos. São oito candidatos na disputa: Ademar Pereira (PROS); Gustavo Fruet (PDT); Maria Victoria (PP); Ney Leprevost (PSD); Rafael Greca (PMN); Requião Filho (PMDB); Tadeu Veneri (PT) e Xênia Mello (PSOL). Lembrando que o candidato Afonso Rangel (PRP) teve sua candidatura indeferida.
O segundo turno, só é realizado em municípios com mais de 200 mil eleitores em que nenhum dos candidatos consiga a maioria absoluta, ou seja, 50% dos votos válidos. os dois candidatos mais votados no primeiro turno disputam o segundo turno entre si. o horário eleitoral gratuito do segundo turno, caso ocorra, começa no dia 15 de outubro e vai até 28 de outubro. Os blocos serão veiculados em dois períodos diários de 10 minutos cada, de segunda-feira a sábado, somente para candidatos a prefeito.
Atenção eleitor, as votações se iniciam as 8 da manha deste domingo e encerram-se as 5 da tarde. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória no dia da eleição. No entanto, é preciso apresentar um documento oficial com foto. O eleitor que não estiver na cidade onde vota pode justificar a ausência. Para isso, é preciso levar o título de eleitor e documento de identificação com foto até a sessão eleitoral mais próxima. Também é possível apresentar a justificativa até 60 dias após a votação. Você também pode verificar o seu local de votação no site do tribunal superior eleitoral. www.tse.jus.br
“O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.” Mahatma Gandhi.
Comments